🔅A sustentabilidade no agronegócio consiste na adoção de ações que busquem unir o trabalho realizado com ferramentas e medidas sustentáveis, ou seja, reduzindo os impactos no meio ambiente.
♻️Dentre outros aspectos, esse conceito quer reduzir processos agressivos de cultivo que acarretem consequências negativas, como desmatamento, poluição da atmosfera, do solo e da água, diminuição da biodiversidade, além da geração excessiva de resíduos.
🔅Para um trabalho voltado para a preservação e cuidado do meio ambiente, a sustentabilidade no agronegócio precisa ser implementada como um princípio básico. E se você acha que o investimento em práticas sustentáveis pode ser custoso, saiba que elas podem gerar, além da preservação, economia ao produtor rural.
♻️Assim, a sustentabilidade no agronegócio precisa ser entendida através de três aspectos diferentes conhecidos como tripé da sustentabilidade. É comum associarmos a sustentabilidade exclusivamente às ações envolvendo o meio ambiente, no entanto, ela abrange outros âmbitos, como o social e o econômico. Para que as atividades sejam exercidas com eficiência, sem comprometer os resultados do setor, estes pontos devem ser integrados.
🔅 Portanto, a sustentabilidade no agronegócio pode ser pensada em diferentes aspectos, vamos conhecer a seguir algumas medidas que podem ser adotadas:
🔹Recuperação de áreas degradadas;
🔸Correto descarte de embalagens;
🔹Tratamento de dejetos;
🔸Investimento em tecnologias sustentáveis;
🔹Uso de energia limpa como a energia solar;
🔸Aperfeiçoar a gestão do processo produtivo;
🔹Utilizar recursos naturais de forma consciente;
🔸Adotar sistemas inteligentes de reuso da água;
🔹Reduzir a emissão de gases do efeito estufa.
.
.
Fonte👨🏻💻: Blog Intelbras
Opmerkingen